sexta-feira, 11 de junho de 2010

O VERDADEIRO LIDER


Um lider é muito mais que um superior hierárquico. É alguém que possui sabedoria, conhecimento e técnicas para desenvolver pessoas, criando á sua volta um ambiente no qual a comunicação, a união, a criatividade e o trabalho em equipe estão sempre presentes.

Liderar é persuadir e pedir o comprometimento dos seus seguidores através de seu próprio exemplo. É motivá-los a desempenhar suas atividades corretamente, comprometendo-se com os resultados. Não só por meio de disciplina e responsabilidade como também pelo entusiasmo.

Existe uma grande diferença entre um chefe e um lider. Um chefe executa suas funções e cumpre as metas traçadas. Um lider faz isso tudo e ainda desenvolve as pessoas que estão ao seu lado nesse processo.

O lider é um modelo sob todos os aspectos, seja social, espiritual ou profissional e seus atributos mais valiosos são integridade, inteligência, criatividade, coragem de expressar suas idéias, desde que não agrida pessoas. Saber como aprender com as experências e busca constante pela melhoria na comunicação interpessoal.

Um bom lider não é um "Paizão", mas um professor, um mentor, É alguém com alto índice de exigência e que sabe despetar o que há de melhor em cada pessoa, levando em conta o potêncial de cada um. Quando precisa ser crítico, deve fazê-lo sempre de forma positiva e construtiva em qualquer situação.

Com isso o lider gera junto ao seu grupo de trabalho, um ambiente progressivo gerando resultados superiores, pois sabe criar em torno de si um clima aberto e seguro para que as pessoas troquem idéias e experiências. Com essa atitude, ele desperta maior senso de participação e valores comuns, fazendo com que cada um sinta que seu envolvimento é extramamente importante, que sua contribuição é respeitada e levada em conta, sendo este o maior estímulo que um profissional pode receber em qualquer nível para desempenhar suas atividades de maneira satisfatória.

O verdadeiro lider acredita em si mesmo mas consegue ser humilde, gosta do que faz, é profundamente voltado para o aprendizado, é voltado para o como ser, como desenvolver qualidade, caráter, mentalidade, valores, príncipios e coragem, desenvolver todas as facetas de seu potêncial a fim de liderar não apenas alguns poucos aspectos necessários para gerenciar.


Recife,11 de junho 2010
Postado por Risolene Basilio
aluna do curso Gestão de Recursos Humanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário