sexta-feira, 11 de junho de 2010

Assédio Moral


Em nosso meio cada vez mais vem crescendo o assédio moral, onde muitas vezes os nossos superiores, utilizam o poder que tem hierárquico, oprimindo e constrangendo seus subordinados, seja na presença dos colegas, clientes ou simplesmente sozinhos nas dependências da empresa. Isto ocorre de forma verbal com críticas, ironias, insinuações, pornofonias, e gritos, ou desesperos. Isto deixando o funcionário num estado de abalo emocional.
O assédio moral não se dá quando o patrão lhe xinga, acontece também quando você é forçado a reutilizar uma tarefa que não condiz com a sua função, e realizar trabalhos.
Porque as pessoas agem desta forma? Podemos dizer que uma pessoa que age assim, age com maldade, frustração insegurança ou simplesmente para aparecer. Porque as pessoas se deixam ser assediadas, medo de perder o emprego, não enxerga sua capacidade e por baixa estima.
Esse tipo de assédio acontece no ambiente de trabalho.
Mas podemos dizer que assédio moral não só está realionado ao trabalho, mas nossa sociedade, no dia-a-dia, com atitudes às vezes não favoráveis, as classes pobres, como a discriminação social, sexual, étnica. É essa a dura realidade vivida nos dia atual.



Texto transcrito: Aula de Dinâmica de Grupo.
Recife, 11 de Junho de 2010.
Aluna: Valdelice César de Lira
Curso de Gestão de Recursos Humanos. 202 - A- Noite.







Nenhum comentário:

Postar um comentário