quarta-feira, 9 de junho de 2010

A Evolução da Tecnologia de Treinamento.



A tecnologia de treinamento está relacionada com os recursos didáticos, pedagógicos e instrucionais utilizados no treinamento. A tecnologia da informação (TI) está influenciando fortemente os métodos de treinamento e reduzindo custos operacionais. Novas técnicas de treinamento estão se impondo ás técnicas tradicionais, como:
1. Recursos audiovisuais: Imagens visuais e informações em áudio são ferramentas de comunicação muito poderosas. O vídeo cassete grava e registra aulas, mensagens e apresentação audiovisuais para serem repetidas a muitos treinandos juntos ou separadamente. O CD-ROM e o DVD permitem gravar programas de treinamento e podem ser distribuídos e apresentados em vários locais diferentes, em qualquer lugar.
2. Teleconferência: É o uso de equipamento áudio e vídeo para permitir que pessoas participem de reuniões, mesmo quando distantes entre si ou da localidade do evento.
3. Comunicações eletrônicas: Os avanços da TI estão permitindo comunicações interativas entre pessoas fisicamente distantes. Pelo correio de voz (voice mail), o emissário atua como fonte, enviando uma mensagem ás demais pessoas dentro da rede da organização.
4. Correio eletrônico: O e-mail é uma forma de comunicação eletrônica que permite ás pessoas comunicar-se com as outras através de mensagens eletrônicas enviadas através de redes de computadores, Internet ou Intranet.
5. Tecnologia de multimídia: É a comunicação eletrônica que integra voz, vídeo e texto, codificados digitalmente e transportada por redes de fibras óticas.
O capital humano somente pode ser ampliado indefinidamente através da aprendizagem. A aprendizagem move as pessoas e as organizações em direção ao desenvolvimento e á excelência. Antes de desenvolver a organização em si, a tarefa prioritária está em desenvolver os líderes e buscar incrementar as competências humanas. Por essa razão, muitas organizações estão-se transformando em verdadeiras agências de aprendizagem e os antigos órgãos de treinamento estão-se transformando em verdadeiras universidades corporativas. O coaching constitui a maneira mais simples, barata e efetiva de garantir a aprendizagem continuada das pessoas em uma organização. Assim, o coaching significa um esforço conjugado de desenvolvimento pessoal, um processo de aconselhamento e de encarreiramento e um processo de liderança renovadora.
De um ponto de vista mais amplo, o treinamento parece ser uma resposta lógica a um quadro de condições ambientais mutáveis e a novos requisitos para a sobrevivência e crescimento organizacional.
Texto Transcrito da Apostila da Disciplina: Dinâmica do Relacionamento Funcional. Autor: Chiavenato, I. Recursos Humanos O Capital Humano das Organizações. Ed. Atlas S.A 2008 – 8ª Ed. São Paulo.
A Universidade Vale do Acaraú – UVA. Dispõe de excelentes professores, inclusive no Curso de Gestão em Recursos Humanos.

Recife, 09 de Junho de 2010.


Postagem: Valdelice César de Lira
Aluna do Curso de Gestão em Recursos Humanos .

Turma A – 202 , noite.

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