segunda-feira, 7 de junho de 2010

MOTIVAÇÃO

Para tudo que se faz, seja no trabalho, em casa, na escola é preciso de uma "força" uma "energia" para realizar tarefas. Motivação é uma força, uma energia que nos impulsiona na direção de alguma coisa que nasce de nossas necessidades interiores. Quando ela acontece, as pessoas tornam-se mais produtivas, atuam com maior satisfação e prazer.

Recife, 07 de junho de 2010
Editado por Risolene Basilio
Aluna do curso Gestão de Recursos Humanos
Turma 202 A Noite

"A UVA – Uma Referência no Estado"

A Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, é uma instituição com responsabilidade bastante ampla, mantendo inter-relações com seu público interno, se identifica e interage de forma ética entre seus profissionais, criando um ambiente saudável, atraindo pessoas qualificadas e motivadas, mantendo um espírito de participação e de cooperação presentes no âmbito desta organização, despertando uma procura ainda maior por seus serviços.
O Curso de Gestor em Recursos Humanos nos mostra esta realidade, prepara o aluno no campo da responsabilidade social, com trabalhos desenvolvidos nas questões da ética como fator primordial, onde para ser gestor é preciso gostar e lhe dar com pessoas, conhecer as estratégias e ter comprometimento organizacional.
O Gestor de RH desempenha sua função numa visão conjunta, se utilizando de seus conhecimentos, erros e acertos para criar um modelo de gestão a partir de variados tipos de comportamentos sociais.
A gestão da relevância social no trabalho, compreende a visão dos empregados quanto á imagem e ao exercício da responsabilidade social da empresa, á qualidade de seus produtos e serviços e a sua valorização e participação no trabalho. Segundo: Fernandes, Eda. Qualidade de vida no trabalho: Como medir para melhorar. Bahia: Casa da qualidade, 2 ed, 1996.

Recife , 07 de Junho de 2010.

Postagem: Valdelice César de Lira
Aluna do Curso de Gestão em Recursos Humanos
Turma 202 A – Noite.

domingo, 6 de junho de 2010

DINAMICA DE GRUPO, SAIBA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO.



As dinâmicas de grupo apresentam uma resposta às necessidades lúdicas insuficientes em diferentes ambientes, com o alvo primário de integrar o grupo e permitir o feedback de dados, que é uma técnica de modificação de comportamento que parte do princípio de que quanto mais dados cognitivos o indivíduo recebe, tanto maior será a possibilidade de organizar os dados e agir criativamente.Mas, afinal, o que vem a ser a dinâmica de grupo? A partir do momento que temos três ou mais pessoas se comunicando e trocando informações podemos dizer que elas estão se movimentando, aprendendo, e se há uma interação há a dinâmica. A dinâmica de um grupo é o seu movimento, e a vida deste grupo é a inter-relação entre os participantes. Pode ser feita só oralmente, quando cada participante fará uma pequena descrição de sua vida pessoal e profissional. Pode ser também uma apresentação mais dinâmica, na qual os candidatos recebem cartolina, jornais, revistas, tesoura, cola, canetas. O objetivo é fazer com que cada um se defina usando esses recursos. É permitido escrever, desenhar, colocar recortes de revistas, colar ilustrações. Serve para "quebrar o gelo" e fazer com que todos se conheçam. Este é um ótimo espaço para que você demonstre como é o seu comportamento e como você se relaciona em grupo e com outras pessoas. Em uma entrevista, você pode perceber o comportamento dos candidatos e analisar as opiniões e seus aspectos de comportamento - liderança, empreendedorismo, criatividade, pró-atividade, capacidade de atuar em situações-limite.
Na universidade estadual vale do acaraú, situada na av. Guararapes, Recife. Temos curso de gestão de recursos humanos onde essa matéria, dinâmica de grupo é aplicada, por excelentes professores.

Recife - Pe, 06 de junho de 2010
Editado Por: Cynthia Karlla
Aluna: do curso de Gestão em Recursos Humanos
Turma: 202 A Noite

sábado, 5 de junho de 2010

PERFIL DO PROFISSIONAL DE RH.


Dentro de um mundo cada vez mais globalizado, onde a única constante é a mudança, e a única certeza 100% é a da imprevisibilidade, torna-se mandatória a adaptabilidade.

O profissional de RH deve, portanto, promover e acompanhar a mudança e estar atento à imprevisibilidade:

· Ações contínuas de monitoramento interno e externo às empresas para as quais presta serviços;

· Ter instrumentos para rápido diagnóstico de problemas em sua área de atuação;

· Possuir uma rede de relacionamentos que permita identificar e se antecipar às mudanças do mercado;

·Focar seu desenvolvimento pessoal de forma balanceada: o que a empresa necessita e o que ele gosta ou quer de você.

Recife - Pe, 05 de junho de 2010
Editado Por: Jefferson Araujo
Aluno: do curso de Gestão em Recursos Humanos
Turma: 202 A Noite

sexta-feira, 4 de junho de 2010

O Papel do Gestor de RH

O Papel do Gestor de RH
O Papel do Gestor independente do seu grau hierárquico, é assegurar que seus preceito e desenvolvimento enquanto líder possa fornecer os insumos básicos aos seus subordinados pela melhor produtividade. satisfação, trabalho em equipe e confiança pelo conteúdo e posição que transmite. Hoje o profissional busca qualidade de vida estabilidade, reconhecimento e posição de decisão, pois ele vai se sentir parte ou até mesmo responsável por mudanças significativas na sua gestão.
A função do Gestor de RH
O gestor de RH no exercício do seu gerinciamento torna cada gerente responsável pela administração de seus próprios funcionários, deixa seus colaboradores mais satisfeitos com os produtos de RH, traz motivação e interação para equipe apresentando rapidez na resolução de problemas de funcionários.È claramente perceptível o importante papel desempenhado pelo gestor de RH, em uma empresa e ele quem orienta o líder para a obtenção dos objetivos estratégico da empresa e mostra uma outra dimensão que afeta basicamente a forma de trabalhar com os processo de Recursos Humanos.
Recife - Pe, 04 de junho de 2010
Editado Por: Thiago Ramos
Aluno: do curso de Gestão em Recursos Humanos
Turma: 202 A Noite

A Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA


A Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, reconhecida pelo MEC, com autonomia administrativa e acadêmica assegurada pela Constituição Federal, é uma referência no Estado, pela qualidade dos serviços prestados com total comprometimento e seriedade numa visão ampla, onde conta com o auxilio de profissionais altamente qualificados. A UVA dispõe de várias unidades espalhadas pelo Brasil, na cidade de Recife, a Unidade Guararapes e a Unidade N. S.ª do Carmo, com os Cursos Seqüenciais e Curso de Pedagogia.Seu principal objetivo é oferecer aos alunos a possibilidade de colocar em prática, o que aprendem na teoria, promovendo o aprendizado e qualificando os futuros gestores, para que sejam formados, completos, com conhecimentos práticos que complementem os conhecimentos teóricos.

Recife , 2010.

Postagem: Valdelice César de Lira
Aluna do Curso de Gestão em Recursos Humanos
Turma 202 A – Noite.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

RECURSOS HUMANOS


Os Recursos Humanos foram criados pela necessidade de aprimorar o ambiente de trabalho, podemos dizer que antes de existir os profissionais de recursos humanos os trabalhadores eram visto pelos empresários meramente como uma pessoa que estava ali e sua obrigação era produzir e dar lucro.

Hoje a empresa através dos recursos humanos tem outra visão, é importante saber que estas pessoas antes chamadas de funcionários são vistos como colaboradores, e como colaboradores eles tem suas opiniões escutadas, os gestores por sua vez sentiram que deveriam preparar os colaboradores para que eles estivessem capacitados e qualificados para responder as expectativas dos empresários, e também para exercer suas funções de forma, mas clara e com maior conhecimento.

Os Gestores de Recursos Humanos quando forem atuar em uma empresa eles deveram fazer as mudanças de cima para baixo, é importante esclarecer que as dificuldades das empresas existem exatamente porque os problemas e a falta de informação encontram-se na maioria das vezes na administração, o papel dos gestores é exatamente esse, mostrar que se transformar os líderes terá colaboradores também preparados para a harmonia das empresas.

Esse papel de Gestor é bastante difícil, pois nós trabalhamos para empresa e colaboradores, devemos agir de forma sensata para satisfação das duas partes, devemos está atento ao que ocorre nas empresas, procurando da qualidade de vida e não pensar tão somente no que as empresas podem lucrar com eles. Se investirmos na saúde, educação, segurança e lazer de nossos colaboradores pensando no seu bem estar e aumentando sua auto-estima, com isso teremos colaboradores trabalhando sem tantos problemas e com mais satisfação.

Podemos mostrar para os empresários que usando esse método de trabalho teremos maiores lucros e o, mas importante, uma equipe motivadas e satisfeitas com o ambiente de trabalho.


Recife- PE, 02 de junho de 2010.
Editado por: Jocilene Monteiro
Aluna do Curso de Gestão de Recursos Humanos
Turma: 202 A Noite