sexta-feira, 11 de junho de 2010

O VERDADEIRO LIDER


Um lider é muito mais que um superior hierárquico. É alguém que possui sabedoria, conhecimento e técnicas para desenvolver pessoas, criando á sua volta um ambiente no qual a comunicação, a união, a criatividade e o trabalho em equipe estão sempre presentes.

Liderar é persuadir e pedir o comprometimento dos seus seguidores através de seu próprio exemplo. É motivá-los a desempenhar suas atividades corretamente, comprometendo-se com os resultados. Não só por meio de disciplina e responsabilidade como também pelo entusiasmo.

Existe uma grande diferença entre um chefe e um lider. Um chefe executa suas funções e cumpre as metas traçadas. Um lider faz isso tudo e ainda desenvolve as pessoas que estão ao seu lado nesse processo.

O lider é um modelo sob todos os aspectos, seja social, espiritual ou profissional e seus atributos mais valiosos são integridade, inteligência, criatividade, coragem de expressar suas idéias, desde que não agrida pessoas. Saber como aprender com as experências e busca constante pela melhoria na comunicação interpessoal.

Um bom lider não é um "Paizão", mas um professor, um mentor, É alguém com alto índice de exigência e que sabe despetar o que há de melhor em cada pessoa, levando em conta o potêncial de cada um. Quando precisa ser crítico, deve fazê-lo sempre de forma positiva e construtiva em qualquer situação.

Com isso o lider gera junto ao seu grupo de trabalho, um ambiente progressivo gerando resultados superiores, pois sabe criar em torno de si um clima aberto e seguro para que as pessoas troquem idéias e experiências. Com essa atitude, ele desperta maior senso de participação e valores comuns, fazendo com que cada um sinta que seu envolvimento é extramamente importante, que sua contribuição é respeitada e levada em conta, sendo este o maior estímulo que um profissional pode receber em qualquer nível para desempenhar suas atividades de maneira satisfatória.

O verdadeiro lider acredita em si mesmo mas consegue ser humilde, gosta do que faz, é profundamente voltado para o aprendizado, é voltado para o como ser, como desenvolver qualidade, caráter, mentalidade, valores, príncipios e coragem, desenvolver todas as facetas de seu potêncial a fim de liderar não apenas alguns poucos aspectos necessários para gerenciar.


Recife,11 de junho 2010
Postado por Risolene Basilio
aluna do curso Gestão de Recursos Humanos

Assédio Moral


Em nosso meio cada vez mais vem crescendo o assédio moral, onde muitas vezes os nossos superiores, utilizam o poder que tem hierárquico, oprimindo e constrangendo seus subordinados, seja na presença dos colegas, clientes ou simplesmente sozinhos nas dependências da empresa. Isto ocorre de forma verbal com críticas, ironias, insinuações, pornofonias, e gritos, ou desesperos. Isto deixando o funcionário num estado de abalo emocional.
O assédio moral não se dá quando o patrão lhe xinga, acontece também quando você é forçado a reutilizar uma tarefa que não condiz com a sua função, e realizar trabalhos.
Porque as pessoas agem desta forma? Podemos dizer que uma pessoa que age assim, age com maldade, frustração insegurança ou simplesmente para aparecer. Porque as pessoas se deixam ser assediadas, medo de perder o emprego, não enxerga sua capacidade e por baixa estima.
Esse tipo de assédio acontece no ambiente de trabalho.
Mas podemos dizer que assédio moral não só está realionado ao trabalho, mas nossa sociedade, no dia-a-dia, com atitudes às vezes não favoráveis, as classes pobres, como a discriminação social, sexual, étnica. É essa a dura realidade vivida nos dia atual.



Texto transcrito: Aula de Dinâmica de Grupo.
Recife, 11 de Junho de 2010.
Aluna: Valdelice César de Lira
Curso de Gestão de Recursos Humanos. 202 - A- Noite.







quinta-feira, 10 de junho de 2010

PROFISSIONAL GLOBALIZADO.


Havia um tempo em que era só pegar o diploma, esperar uma proposta de emprego, trabalhar trinta anos na mesma empresa e se aposentar. Essa época simplesmente acabou, pois esses profissionais já não existem mais. Graças à globalização, estamos vivendo a era da informação, da velocidade e da orientação para resultados, o que acaba nos deixando, muitas vezes, surpreendidos com a rapidez que as mudanças acontecem. Hoje em dia já não basta que sejamos apenas especialistas, mas também o mercado de trabalho exige que saibamos entender do negócio. Do contrário, não poderemos aplicar nossos conhecimentos em benefício da empresa, não gerando resultados satisfatórios.Além disso, o mercado atual exige que os profissionais sejam multi-especialistas, ou seja, entendam de muitos assuntos: administração, finanças, informática, idiomas, trabalho em equipe e a aptidão mais importante e difícil: pessoas. Não obstante, ainda resta o desafio de buscar tantas competências e, ao mesmo tempo, conciliar família, amigos, lazer e a pressão da empresa por resultados.Porém o profissional atualizado consegue crescer na carreira e, principalmente, com ética, sem abrir mão de uma vida pessoal com qualidade.
.
Recife - Pe, 10 de junho de 2010
Editado Por: Jefferson Araujo
Aluno: do curso de Gestão em Recursos Humanos
Turma: 202 A Noite

A importância da seleção por gestores de RH



Hoje em dia a seleção por competências vem ganhando espaço nas organizações. Isso porque através dela se diminui as chances da seleção dar errada, sendo capaz de medir cada habilidade que os indivíduos possuem para um bom desempenho no cargo.

Entre as vantagens da seleção por competências destacam-se:

* mais objetiva, processo sistemático;
* maior facilidade na avaliação do desempenho futuro;
* maior garantia de uma contratação de sucesso;
* maior adequação do profissional à empresa;
* turnover mais baixo, maior produtividade.
Hoje nas seleções para contratações se valorizam mais as características pessoais do indivíduo do que as técnicas. As pessoas mais procuradas são as competentes com habilidades técnicas, políticas e comportamentais que atinjam resultados, compartilhem valores, planejem, liderem, organizem, controlem e satisfaçam os requisitos na execução de seu papel na empresa.
.
Recife - Pe, 10 de junho de 2010
Editado Por: Cynthia Karlla
Aluna: do curso de Gestão em Recursos Humanos
Turma: 202 A Noite

quarta-feira, 9 de junho de 2010

A Evolução da Tecnologia de Treinamento.



A tecnologia de treinamento está relacionada com os recursos didáticos, pedagógicos e instrucionais utilizados no treinamento. A tecnologia da informação (TI) está influenciando fortemente os métodos de treinamento e reduzindo custos operacionais. Novas técnicas de treinamento estão se impondo ás técnicas tradicionais, como:
1. Recursos audiovisuais: Imagens visuais e informações em áudio são ferramentas de comunicação muito poderosas. O vídeo cassete grava e registra aulas, mensagens e apresentação audiovisuais para serem repetidas a muitos treinandos juntos ou separadamente. O CD-ROM e o DVD permitem gravar programas de treinamento e podem ser distribuídos e apresentados em vários locais diferentes, em qualquer lugar.
2. Teleconferência: É o uso de equipamento áudio e vídeo para permitir que pessoas participem de reuniões, mesmo quando distantes entre si ou da localidade do evento.
3. Comunicações eletrônicas: Os avanços da TI estão permitindo comunicações interativas entre pessoas fisicamente distantes. Pelo correio de voz (voice mail), o emissário atua como fonte, enviando uma mensagem ás demais pessoas dentro da rede da organização.
4. Correio eletrônico: O e-mail é uma forma de comunicação eletrônica que permite ás pessoas comunicar-se com as outras através de mensagens eletrônicas enviadas através de redes de computadores, Internet ou Intranet.
5. Tecnologia de multimídia: É a comunicação eletrônica que integra voz, vídeo e texto, codificados digitalmente e transportada por redes de fibras óticas.
O capital humano somente pode ser ampliado indefinidamente através da aprendizagem. A aprendizagem move as pessoas e as organizações em direção ao desenvolvimento e á excelência. Antes de desenvolver a organização em si, a tarefa prioritária está em desenvolver os líderes e buscar incrementar as competências humanas. Por essa razão, muitas organizações estão-se transformando em verdadeiras agências de aprendizagem e os antigos órgãos de treinamento estão-se transformando em verdadeiras universidades corporativas. O coaching constitui a maneira mais simples, barata e efetiva de garantir a aprendizagem continuada das pessoas em uma organização. Assim, o coaching significa um esforço conjugado de desenvolvimento pessoal, um processo de aconselhamento e de encarreiramento e um processo de liderança renovadora.
De um ponto de vista mais amplo, o treinamento parece ser uma resposta lógica a um quadro de condições ambientais mutáveis e a novos requisitos para a sobrevivência e crescimento organizacional.
Texto Transcrito da Apostila da Disciplina: Dinâmica do Relacionamento Funcional. Autor: Chiavenato, I. Recursos Humanos O Capital Humano das Organizações. Ed. Atlas S.A 2008 – 8ª Ed. São Paulo.
A Universidade Vale do Acaraú – UVA. Dispõe de excelentes professores, inclusive no Curso de Gestão em Recursos Humanos.

Recife, 09 de Junho de 2010.


Postagem: Valdelice César de Lira
Aluna do Curso de Gestão em Recursos Humanos .

Turma A – 202 , noite.

terça-feira, 8 de junho de 2010

TREINAMENTO

Para realizar um treinamento os Recursos Humanos deverá agir da seguinte forma:
· Comunicar com antecedência a data e a hora do treinamento.
· Caso a empresa não tenha um espaço adequado deverá alugar um auditório que seja confortável e com espaço para os participantes.
· Prepara um coffee break para o intervalo do treinamento e mesmo não tendo intervalo, deverá servir um coffe break no final.
· Independentes da função deverá ter um profissional com experiência na área que será treinado para ministrar este treinamento, mostrando onde estão as falhas e informando as soluções.
· Devermos também ter um profissional da empresa na área de sistema da qualidade para que nossos colabores tenha conhecimento de como a empresa se preocupa, com o bem estar dos clientes e dos próprios colaboradores, e não só pra isso, mas para que nosso colaborador tenha o conhecimento sobre os procedimentos sistêmicos da empresa.
· Deve ter um profissional na área de segurança do trabalho, para do esclarecimento como eles devem se proteger para evitar acidentes, e também para que eles saibam quais as responsabilidades da empresa na questão de EPI’S (Equipamento de Proteção Individual), e como os colaboradores devem cuidar de seus equipamentos de segurança.
· Deve estar presente um gestor dos Recursos Humanos, que esclareça algumas dúvidas que o colaborador venha ter da sua vida profissional dentro da empresa. Nesses treinamentos os gestores procura fazer dinâmicas de grupos, passa algum vídeo de motivação, e no final de cada treinamento geralmente é interessante realizar um sorteio de algum presente para criar um clima de descontração.

· A presença de Diretores da empresa além de causar uma boa impressão, ainda da ao treinamento um ponto positivo da seriedade do acontecimento, pois os colaboradores se sentem prestigiados e com isso o Recurso Humano alcança um maior objetivo que é a satisfação de abas as parte. Pois manter os colaborares trabalhando com entusiasmo, sentindo-se respeito, respeitando os colegas de trabalho, respeitando a empresa e produzindo essa é a prioridade de todo Gestor.
· É valido salientar que o treinamento periódico traz a excelência do colaborador e do atendimento ao cliente.

Postado por: Jocilene Monteiro
Aluna do Curso de Gestão de Recursos Humanos
Turma: 202 A - Noite

segunda-feira, 7 de junho de 2010

RISCOS AMBIENTAIS




Os riscos ambientais são aqueles causados por agentes físicos , químicos ou biólogicos que, a depender de sua natureza, concentração intensidade ou tempo de exposição, podem comprometer a segurança e a saúde dos funcionários, bem como a produtividade da empresa. Quando não são controlados ou previamente avaliados, os riscos ambientais afetam o trabalhador a curto, médio e longo prazo, podendo provocar acidentes com lesões imediatas ou doênças chamadas profissionais ou do trabalho, que podem ser comparadas aos acidentes do trabalho.

Agentes físicos- quando o trabalhador é exposto durante a realização de suas atividades a uma temperatura muito baixa ou extremamente alta.

Agentes químicos- quando as substâncias ou compostos que possam penetrar no organismo do trabalhador.

Agentes biológicos - surgem do contato do homem com certos micróbios e animais no ambiente de trabalho.

Recife - PE, 07 de junho de 2010
Postado: Por Risolene Basílio
Aluna: do Curso de Gestão de Recursos Humanos
Turma: 202 A - Noite

MOTIVAÇÃO

Para tudo que se faz, seja no trabalho, em casa, na escola é preciso de uma "força" uma "energia" para realizar tarefas. Motivação é uma força, uma energia que nos impulsiona na direção de alguma coisa que nasce de nossas necessidades interiores. Quando ela acontece, as pessoas tornam-se mais produtivas, atuam com maior satisfação e prazer.

Recife, 07 de junho de 2010
Editado por Risolene Basilio
Aluna do curso Gestão de Recursos Humanos
Turma 202 A Noite

"A UVA – Uma Referência no Estado"

A Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, é uma instituição com responsabilidade bastante ampla, mantendo inter-relações com seu público interno, se identifica e interage de forma ética entre seus profissionais, criando um ambiente saudável, atraindo pessoas qualificadas e motivadas, mantendo um espírito de participação e de cooperação presentes no âmbito desta organização, despertando uma procura ainda maior por seus serviços.
O Curso de Gestor em Recursos Humanos nos mostra esta realidade, prepara o aluno no campo da responsabilidade social, com trabalhos desenvolvidos nas questões da ética como fator primordial, onde para ser gestor é preciso gostar e lhe dar com pessoas, conhecer as estratégias e ter comprometimento organizacional.
O Gestor de RH desempenha sua função numa visão conjunta, se utilizando de seus conhecimentos, erros e acertos para criar um modelo de gestão a partir de variados tipos de comportamentos sociais.
A gestão da relevância social no trabalho, compreende a visão dos empregados quanto á imagem e ao exercício da responsabilidade social da empresa, á qualidade de seus produtos e serviços e a sua valorização e participação no trabalho. Segundo: Fernandes, Eda. Qualidade de vida no trabalho: Como medir para melhorar. Bahia: Casa da qualidade, 2 ed, 1996.

Recife , 07 de Junho de 2010.

Postagem: Valdelice César de Lira
Aluna do Curso de Gestão em Recursos Humanos
Turma 202 A – Noite.

domingo, 6 de junho de 2010

DINAMICA DE GRUPO, SAIBA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO.



As dinâmicas de grupo apresentam uma resposta às necessidades lúdicas insuficientes em diferentes ambientes, com o alvo primário de integrar o grupo e permitir o feedback de dados, que é uma técnica de modificação de comportamento que parte do princípio de que quanto mais dados cognitivos o indivíduo recebe, tanto maior será a possibilidade de organizar os dados e agir criativamente.Mas, afinal, o que vem a ser a dinâmica de grupo? A partir do momento que temos três ou mais pessoas se comunicando e trocando informações podemos dizer que elas estão se movimentando, aprendendo, e se há uma interação há a dinâmica. A dinâmica de um grupo é o seu movimento, e a vida deste grupo é a inter-relação entre os participantes. Pode ser feita só oralmente, quando cada participante fará uma pequena descrição de sua vida pessoal e profissional. Pode ser também uma apresentação mais dinâmica, na qual os candidatos recebem cartolina, jornais, revistas, tesoura, cola, canetas. O objetivo é fazer com que cada um se defina usando esses recursos. É permitido escrever, desenhar, colocar recortes de revistas, colar ilustrações. Serve para "quebrar o gelo" e fazer com que todos se conheçam. Este é um ótimo espaço para que você demonstre como é o seu comportamento e como você se relaciona em grupo e com outras pessoas. Em uma entrevista, você pode perceber o comportamento dos candidatos e analisar as opiniões e seus aspectos de comportamento - liderança, empreendedorismo, criatividade, pró-atividade, capacidade de atuar em situações-limite.
Na universidade estadual vale do acaraú, situada na av. Guararapes, Recife. Temos curso de gestão de recursos humanos onde essa matéria, dinâmica de grupo é aplicada, por excelentes professores.

Recife - Pe, 06 de junho de 2010
Editado Por: Cynthia Karlla
Aluna: do curso de Gestão em Recursos Humanos
Turma: 202 A Noite

sábado, 5 de junho de 2010

PERFIL DO PROFISSIONAL DE RH.


Dentro de um mundo cada vez mais globalizado, onde a única constante é a mudança, e a única certeza 100% é a da imprevisibilidade, torna-se mandatória a adaptabilidade.

O profissional de RH deve, portanto, promover e acompanhar a mudança e estar atento à imprevisibilidade:

· Ações contínuas de monitoramento interno e externo às empresas para as quais presta serviços;

· Ter instrumentos para rápido diagnóstico de problemas em sua área de atuação;

· Possuir uma rede de relacionamentos que permita identificar e se antecipar às mudanças do mercado;

·Focar seu desenvolvimento pessoal de forma balanceada: o que a empresa necessita e o que ele gosta ou quer de você.

Recife - Pe, 05 de junho de 2010
Editado Por: Jefferson Araujo
Aluno: do curso de Gestão em Recursos Humanos
Turma: 202 A Noite

sexta-feira, 4 de junho de 2010

O Papel do Gestor de RH

O Papel do Gestor de RH
O Papel do Gestor independente do seu grau hierárquico, é assegurar que seus preceito e desenvolvimento enquanto líder possa fornecer os insumos básicos aos seus subordinados pela melhor produtividade. satisfação, trabalho em equipe e confiança pelo conteúdo e posição que transmite. Hoje o profissional busca qualidade de vida estabilidade, reconhecimento e posição de decisão, pois ele vai se sentir parte ou até mesmo responsável por mudanças significativas na sua gestão.
A função do Gestor de RH
O gestor de RH no exercício do seu gerinciamento torna cada gerente responsável pela administração de seus próprios funcionários, deixa seus colaboradores mais satisfeitos com os produtos de RH, traz motivação e interação para equipe apresentando rapidez na resolução de problemas de funcionários.È claramente perceptível o importante papel desempenhado pelo gestor de RH, em uma empresa e ele quem orienta o líder para a obtenção dos objetivos estratégico da empresa e mostra uma outra dimensão que afeta basicamente a forma de trabalhar com os processo de Recursos Humanos.
Recife - Pe, 04 de junho de 2010
Editado Por: Thiago Ramos
Aluno: do curso de Gestão em Recursos Humanos
Turma: 202 A Noite

A Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA


A Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, reconhecida pelo MEC, com autonomia administrativa e acadêmica assegurada pela Constituição Federal, é uma referência no Estado, pela qualidade dos serviços prestados com total comprometimento e seriedade numa visão ampla, onde conta com o auxilio de profissionais altamente qualificados. A UVA dispõe de várias unidades espalhadas pelo Brasil, na cidade de Recife, a Unidade Guararapes e a Unidade N. S.ª do Carmo, com os Cursos Seqüenciais e Curso de Pedagogia.Seu principal objetivo é oferecer aos alunos a possibilidade de colocar em prática, o que aprendem na teoria, promovendo o aprendizado e qualificando os futuros gestores, para que sejam formados, completos, com conhecimentos práticos que complementem os conhecimentos teóricos.

Recife , 2010.

Postagem: Valdelice César de Lira
Aluna do Curso de Gestão em Recursos Humanos
Turma 202 A – Noite.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

RECURSOS HUMANOS


Os Recursos Humanos foram criados pela necessidade de aprimorar o ambiente de trabalho, podemos dizer que antes de existir os profissionais de recursos humanos os trabalhadores eram visto pelos empresários meramente como uma pessoa que estava ali e sua obrigação era produzir e dar lucro.

Hoje a empresa através dos recursos humanos tem outra visão, é importante saber que estas pessoas antes chamadas de funcionários são vistos como colaboradores, e como colaboradores eles tem suas opiniões escutadas, os gestores por sua vez sentiram que deveriam preparar os colaboradores para que eles estivessem capacitados e qualificados para responder as expectativas dos empresários, e também para exercer suas funções de forma, mas clara e com maior conhecimento.

Os Gestores de Recursos Humanos quando forem atuar em uma empresa eles deveram fazer as mudanças de cima para baixo, é importante esclarecer que as dificuldades das empresas existem exatamente porque os problemas e a falta de informação encontram-se na maioria das vezes na administração, o papel dos gestores é exatamente esse, mostrar que se transformar os líderes terá colaboradores também preparados para a harmonia das empresas.

Esse papel de Gestor é bastante difícil, pois nós trabalhamos para empresa e colaboradores, devemos agir de forma sensata para satisfação das duas partes, devemos está atento ao que ocorre nas empresas, procurando da qualidade de vida e não pensar tão somente no que as empresas podem lucrar com eles. Se investirmos na saúde, educação, segurança e lazer de nossos colaboradores pensando no seu bem estar e aumentando sua auto-estima, com isso teremos colaboradores trabalhando sem tantos problemas e com mais satisfação.

Podemos mostrar para os empresários que usando esse método de trabalho teremos maiores lucros e o, mas importante, uma equipe motivadas e satisfeitas com o ambiente de trabalho.


Recife- PE, 02 de junho de 2010.
Editado por: Jocilene Monteiro
Aluna do Curso de Gestão de Recursos Humanos
Turma: 202 A Noite

terça-feira, 1 de junho de 2010

ENTREVISTA COM DRª PATRÍCIA IGNÁCIO

Recife - PE, 01 de junho de 2010

Entrevistada: Patrícia Ignácio, licenciada em Pedagogia, Especialista em Supervisão Educacional, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação, com dois anos e dois meses de trabalho na instituição, ela exerce a função de Coordenadora dos Cursos Sequências, do Curso de Pedagogia e dos Cursos de Pós-Graduação.

Foram feitas as seguintes perguntas a Coordenadora Patrícia Ignácio:

1 - Qual a visão que a Instituição tem quando ao Curso de Gestão de Recursos Humanos? Promover profissionais qualificados e capacitados para atuarem na sociedade contemporânea, com características de pró-atividade, dinamismo, flexibilidade, estratégia e ética profissional.

2 - Quantas turmas já se formaram aqui em Pernambuco?
Em Pernambuco, já concluíram o curso, aproximadamente de 1.160 alunos.

3 - Quantos alunos há na instituição atualmente no Curso Sequencial em Recursos Humanos?
Atualmente contamos com aproximadamente 779 alunos, no Curso de Gestão em Recursos Humanos.

4 - Qual a formação dos professores do Curso de Gestão de Recursos Humanos? Na verdade, a formação dos professores que atuam no Curso de Gestão em Recursos Humanos, em sua moioria, é Administração. Contudo, em áreas específicas, tais como Estátistica e Direito, os professores possuem formação em Cursos que os habilitem a ministrar tais disciplinas, por exemplo, Matemática e Direito.

5 - Nos esclareça qual a diferença entre o Curso Sequencial e Tecnologo? Na verdade, existem distinções relacionadas à composição curricular e ao perfil do profissional.Quanto à composição curricular, enquanto os cursos seguenciais são cursos superiores de curta duração, marcados pela interdisciplinaridade, pela inovação curricular, pela agilidade na identificação de novas demandas de formação, os cursos tecnológicos são cursos de graduação que concentram-se nas áreas de exatas e estão mais voltados para as novas tecnologias. Ambos têm duração mais curta que cursos de bacharelado e oferecem formações específicas. Contudo, enquanto os cursos sequenciais somente possibilitam a realização de cursos de especialização, os cursos Tecnológicos habilitam o estudante a fazer mestrado e doutorado.

6 - Qual a importância do RH no relacionamento funcional de uma empresa?
Faz-se necessário destacar a importância deste setor dentro do ambiente organizacional, porque o mesmo possibilita o acesso do funcionário ao exercício de sua função na perspectiva de atingir a visão porposta pela empresa, levando em conta os desejos e as limitações da organização. O mesmo também se preocupa com a saúde psiquica e física do colaborador, proporcionando ações preventivas no tocante à qualidade de vida do trabalhador.

Entrevista feita por Jocilene Monteiro. Aluna do Curso de Gestão de Recursos Humanos Turma 202 A noite.